Avenida Nilo Peçanha, 1221 - Salas 808/809 - Bela Vista - Porto Alegre (RS)
WhatsApp - (51) 99909.6009
(51) 3898.7150

Café em copo de plástico e garrafa de água no carro podem ser um veneno!

Uma atitude inocente e aparentemente inofensiva, como tomar um cafezinho no copinho plástico descartável pode causar problemas sérios à saúde. Parece uma afirmação radical, mas é verdadeira. Tudo em razão de uma substância chamada Bisfenol A, popularmente conhecida como “BPA”, que é liberada em diversos tipos de recipientes plásticos que utilizamos em nosso dia a dia.

É claro que os danos acontecem em decorrência da exposição longa a esse agente nocivo. Entretanto, faz parte da nossa rotina utilizar recipientes de plástico para guardar as refeições, bem como usar os mesmos para esquentar nossos alimentos no micro-ondas, ou até deixar aquela garrafa de plástico com água dentro do carro, não é? Estes são apenas alguns exemplos de como o plástico é um item que usamos diariamente, e por isso a importância de alertar para este problema.

tupperware_plastic_food_container
POTES DE PLÁSTICO PODEM LIBERAR BISFENOL A QUANDO AQUECIDOS

Prefira sempre embalagens de vidro, sobretudo quando levar os alimentos ao micro-ondas

O Bisfenol A é uma substância química orgânica composta pela unidade básica de polímeros e revestimentos de alto desempenho, principalmente plásticos policarbonatos e resinas epóxi. Os riscos que o BPA pode causar à saúde é motivo de debate. Estudos apontam que trata-se de um xenoestrogênio. Este nome difícil significa que o BPA confunde os receptores celulares no organismo e se comporta de forma parecida à dos estrogênios.

Essas substâncias, de maneira geral, desequilibram o sistema endócrino, modificando o sistema hormonal. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo (SBEM-SP), o Bisfenol A pode alterar a ação dos hormônios da tireoide, a liberação de insulina pelo pâncreas, bem como propiciar a proliferação das células de gorduras.

agua-carro-dentro
EVITE DEIXAR A GARRAFA DE ÁGUA DENTRO DO CARRO

Ela pode ser um veneno para sua saúde por causa do aquecimento natural que ocorre no ambiente fechado, que faz com que o Bisfenol A presente no utensílio acabe passando para o líquido, contaminando a bebida.

Além disso, o BPA pode causar aborto, anomalias e tumores do trato reprodutivo, câncer de mama e de próstata, déficit de atenção, de memória visual e motor, diabetes, diminuição da qualidade e quantidade de esperma em adultos, endometriose, fibromas uterinos, gestação ectópica (fora da cavidade uterina), hiperatividade, infertilidade, modificações do desenvolvimento de órgãos sexuais internos, obesidade, precocidade sexual, doenças cardíacas e síndrome dos ovários policísticos.

caféCAFÉ NO COPINHO DE PLÁSTICO: PRÁTICA ROTINEIRA E PERIGOSA
Leve uma caneca para o trabalho e prefira sempre beber café em copinhos de papelão

Para se contaminar com o BPA, é necessário ingerir a substância, que se desprende dos recipientes plásticos e passam para os alimentos. Outro ponto importante é a preocupação com as crianças. Por serem menores, elas estão mais sujeitas ao perigos dessa substância, pois vivem em contato com brinquedos plásticos e utensílios como mamadeiras. Em 2011, a Anvisa vetou o uso de Bisfenol A na produção de mamadeiras e a indústria nacional passou a fabricar o produto com polipropileno, plástico que não utiliza o Bisfenol A em sua composição.

Como evitar?
1 – Para evitar a exposição ao BPA, medidas importantes podem ser tomadas. Para começar, sempre que possível, use recipientes de vidro. Existem marmiteiras excelentes de vidro para o uso diário, tão práticas quanto as de plástico.

2 – Se você usar plástico, verifique se ele é livre de BPA. Para isso, observe se os números 3 ou 7 estão expostos no símbolo de reciclagem. Se estiverem, não utilize. O produto pode conter a substância.

números-reciclagem
EVITE ALIMENTOS QUE VENHAM EM EMBALAGENS COM OS NÚMEROS 3 E 7

 3 – Nunca esquente alimentos no plástico. O BPA é liberado em maiores quantidades quando o plástico é aquecido. E também é importante descartar os recipientes que estão lascados ou arranhados, assim como não usar esponjas de aço, detergentes fortes ou colocá-los na máquina de lavar louça.

4 – O Bisfenol A é usado nos recipientes de comidas e bebidas enlatadas como resina epóxi no revestimento interno. Por isso, evite o consumo desses produtos.

Related Posts

Leave a reply