Avenida Nilo Peçanha, 1221 - Salas 808/809 - Bela Vista - Porto Alegre (RS)
WhatsApp - (51) 99909.6009
(51) 3898.7150

Conheça a diferença entre sal e sódio e prepare um sal de ervas temperado e cheio de saúde

Muitas pacientes sentam na cadeira do meu consultório com uma dúvida em comum: a diferença entre sal e sódio. A repetição desta pergunta me fez pensar na benfeitoria de escrever uma coluna para esclarecer o assunto. O sódio é um mineral com múltiplas funções no organismo, entre elas o bom funcionamento do cérebro e o controle de nossas funções vitais. O grande problema, como tudo na vida, é o excesso. Sódio em excesso é um problemão. Eleva a pressão arterial, ocasiona a perda de cálcio na urina. Vale deixar claro, no entanto, que sódio não é veneno. Ele é necessário para ajudar a manter o balanço hídrico da água no organismo.

O sódio em excesso é aquele inimigo sempre à espreita, esperando para dar o bote em uma presa fácil (nós) por pura e simples desinformação (nossa). Sabe por quê? Porque ele está presente de forma invisível em muitos alimentos industrializados – tanto doces quanto salgados. Sem falar nos conservantes (nitrito de sódio e nitrato de sódio), adoçantes (ciclamato de sódio e sacarina sódica), fermentos (bicarbonato de sódio) e realçadores de sabor (glutamato monossódico).

instant-noodles-latest_626x350_81432883873MACARRÃO INSTANTÂNEO: PARECE INOFENSIVO EM SÓDIO, MAS NÃO É

Anote uma equação a ser sempre observada: a quantidade de sódio dos produtos precisa ser multiplicada por 2,5 para termos o equivalente em sal de cozinha. Vamos pegar como exemplo algo que muita gente come achando ser inofensivo – o macarrão instantâneo. Cem gramas do produto contém 1798mg de sódio. Se multiplicarmos por 2,5, teremos 4.495mg de sal (ou 4,49g) em um único pacote de 100 gramas de macarrão.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo diário máximo de 5 gramas de sal. Portanto, em um único pacote de 100 gramas de macarrão instantâneo, comemos praticamente toda a cota diária permitida. Se você tem amor pela sua saúde e de quem a cerca, evite ao máximo cair na armadilha dos alimentos industrializados. Prefira produtos frescos e prepare suas próprias refeições

Elaborei uma receita especial para substituir o sal de cozinha e equilibrar a quantidade de sódio nas suas refeições. É um sal de ervas temperado – as ervas, aliás, garantem uma série de benefícios.

190SAL DE ERVAS TEMPERADO

Ingredientes
1 colher de sobremesa de pimenta do reino
1 colher de sopa de orégano fresco
1 colher de sopa de manjericão desidratado
1 colher de sopa de orégano desidratado
3 colheres de sopa de louro
1 colher de sopa de manjerona
1 colher de sopa de sal (dê preferência ao integral, marinho ou rosa do Himalaia).

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Guarde em um pote de vidro com tampa e tempere a vida com mais saúde.

Related Posts

Leave a reply