Este artigo foi originalmente postado no site da jornalista Mariana Kalil (www.marianakalil.com.br), espaço em que Carina Borges possui coluna semanal para elucidar informações sobre saúde, nutrição e bem estar.

O cranberry é uma planta nativa com origem nos Estados Unidos. Por suas propriedades terapêuticas, é bastante difundida na América do Norte. No Brasil, é encontrada na forma de suco ou fruta seca. Rica em vitamina A, C e D, a frutinha tem propriedades antibacterianas e é ótima para o tratamento de infecções do trato urinário (ITU) através de mecanismos que impedem a fixação da bactéria nas paredes da bexiga e da uretra.

cranberryCRANBERRY: TAMBÉM CONHECIDA NO BRASIL COMO MIRTILO VERMELHO

Aqui, ela é conhecida também como mirtilo vermelho, pela semelhança em benefícios e aparência. O uso de plantas medicinais é uma prática antiga em todo o mundo, predominante em países em desenvolvimento onde existe uma dependência na denominada “medicina popular” como solução alternativa para problemas de saúde, especialmente na Ásia, África e América Latina.

Várias substâncias naturais têm demonstrado diferentes ações farmacológicas. Entre elas, destaca-se o combate às bactérias, principalmente pelo fato de que grande parte dos vegetais utilizados na medicina alternativa é constituído por flavonoides. O que são flavonoides? São compostos químicos encontrados em frutas e vegetais que agem sobre as células bacterianas rompendo a membrana citoplasmática e inibindo sua atividade. O cranberry esbanja essa substância, que ajuda em diversos outros efeitos biológicos, como a ação anti-inflamatória, anti-hemorrágica, antialérgica e anticancerígena.

cranberry1TAMBÉM PODE SER ENCONTRADA EM FORMA DESIDRATADA

Há estudos que atribuem ao pequeno fruto vermelho expressiva atividade antioxidante, principalmente na prevenção de doenças cardiovasculares, por inibir o ganho de peso. Além de cuidar do coração, o cranberry ajuda a emagrecer.

Até as placas bacterianas nos dentes diminuem com a adoção do cranberry regularmente, além de auxiliar nosso organismo a reduzir o alto colesterol no sangue, causado por alimentos de origem animal, geralmente com excesso de gordura.