Avenida Nilo Peçanha, 1221 - Salas 808/809 - Bela Vista - Porto Alegre (RS)
WhatsApp - (51) 99909.6009
(51) 3898.7150

Diferentes tipos de cogumelos e receita de escondidinho com shitake e shimeji

Alternativa saborosa, cheia de saúde e requinte, os cogumelos somam muita saúde e ainda trazem aquele charme para o prato. Com baixo teor de gordura, calorias e sódio, a iguaria ainda é uma nobre fonte de proteínas que carrega generosas doses de vitaminas do complexo A, B e C, além de alguns minerais, como potássio, selênio, cobre e zinco.

No Brasil, é comum encontrar o Cogumelo de Paris, Shitake, Shimeji, Portobello, Pleurotus Salmão, Eringui, Hiratake e Nameko. Todos eles, além de trazerem na bagagem todos aqueles atributos nutricionais que já mencionei, ainda auxiliam, e muito, com uma grande quantidade de fibras que somam muita saúde ao intestino.

shitake-566x330SHITAKE: PODER DE COMBATER MICRO-ORGANISMOS PREJUDICIAIS

Os cogumelos também possuem ação antimicrobiana, isto é, a capacidade de combater alguns micro-organismos prejudiciais para a saúde. Isso acontece porque em seu ambiente natural o cogumelo necessita de compostos antibacterianos e antivirais para sobreviver. Ao consumi-lo, absorvemos essas substâncias também.

Gosta de alimentos antioxidantes? O cogumelo também colabora para combater os radicais livres. É muita vitamina A e C, além de compostos fenólicos e betacaroteno para garantir que esse efeito ocorra no nosso organismo. Os shitakes, champignon de Paris, hiratake, cogumelo rei e salmão possuem essa característica importante.

SONY DSCCOGUMELO PARIS: FONTE DE VITAMINAS A E C COM AÇÃO ANTIOXIDANTE

Como se não fosse o bastante, os cogumelos ainda têm como um dos seus maiores méritos a contribuição para o aumento da imunidade. As fibras betaglucanas fazem este trabalho, através do estímulo dos linfócitos T, que são as principais células de defesa do nosso organismo.

+CARINA BORGES: Kombucha, a origem e os benefícios do chá probiótico que virou mania mundial

Cogumelos diminuem o colesterol ruim (LDL) em razão da grande quantidade de fibras e de vitamina B3. E por causa das mesmas fibras e de polissacarídeos, também ajudam a prevenir a diabetes. O ácido fólico combate doenças cardiovasculares, câncer e até o Alzheimer. E também colabora para uma gestação saudável.

Entretanto, nada disso vale se for em conserva viu? Essa versão do alimento possui muito sódio e não faz nada bem. Também é importante impedir a tentação de colocar um cogumelo lindo e cheio de nutrientes em pratos carregados de creme de leite e manteiga.

escondidinho-de-couve-florESCONDIDINHO DE COUVE-FLOR COM COGUMELO: DELÍCIA DE BAIXA CALORIA

Prato delicioso, de baixa caloria e super nutritivo, o escondidinho de couve-flor é uma delícia sem qualquer complicação e alternativa bem menos calórica a batata e à mandioca. Eu adoro esta receita da Cozinha Colorida da Kapim.

Ingredientes

Para o purê de couve-flor
1 couve-flor
1 dente alho
1 cebola
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
Sal e pimenta-do-reino

Para o recheio de cogumelos
100g de shitake
100g de shimeji
100g de cogumelos Paris
50ml de molho de soja
5 gotas de óleo de gergelim
1 punhado de salsinha

Modo de preparo

Para o purê de couve-flor
Refogue o alho e a cebola.
Acrescente os buquês de couve-flor ao refogado.
Bata tudo no liquidificador.

Para o mix de cogumelos
Pique todos os cogumelos e a salsinha. Em uma frigideira pequena, adicione um pouco de azeite e refogue os cogumelos. Adicione o molho de soja e deixe-o reduzir. Quando os cogumelos estiverem no ponto, adicione o óleo de gergelim e a salsinha.

Para montar o escondidinho
Faça uma camada de purê de couve-flor e, em seguida, acrescente o mix de cogumelos. Por fim, faça mais uma camada e acrescente o parmesão para gratinar.

Related Posts

Leave a reply