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Guia da geladeira: tudo o que a gente precisa saber para armazenar bem os alimentos

Para mudar, é preciso atitude. Não existe fórmula mágica para adquirir novos hábitos e um estilo de vida saudável, principalmente quando o assunto é alimentação. Um dos grandes passos para isso acontecer chama-se planejamento. Para tanto, a maior aliada é uma geladeira bem organizada, que traz praticidade ao cotidiano e evita as tentações de escapar da boa prática da alimentação.

O local onde você armazena sua comida tem que ser alvo de atenção. Uma geladeira mal organizada pode convidar você a comer de forma errada, além de fazer perder tempo e até mesmo favorecer a contaminação de alimentos. Vamos começar?

Antes de qualquer coisa, retire tudo da sua geladeira e faça uma boa limpeza. É fundamental fazer isso pelo menos uma vez por mês, pois muitas vezes é possível encontrar restos de alimentos em alguns cantinhos escondidos. É uma questão de higiene e saúde. Além disso, a geladeira vazia vai facilitar todo o trabalho.

Glass Jars Of Preserved Food

TIRE OS ALIMENTOS DAS LATAS E COLOQUE EM POTES DE VIDRO

Durante a limpeza
• Revise a validade de todos os produtos. Caso o alimento seja retirado de sua embalagem original, use etiquetas para lembrar a data informada pelo fabricante.
• Muitas vezes, é possível encontrar mais de uma embalagem aberta do mesmo condimento. Nestes casos, recomenda-se que armazene tudo em uma embalagem e jogue a outra fora.
• Não deixe os alimentos em enlatados. As latas podem sofrer contaminação nos supermercados e oxidar, então sempre retire da lata e coloque o alimento em potes de vidro.

Depois da limpeza, é a hora de transformar sua geladeira em uma grande aliada para a praticidade da sua alimentação. Para isso, estruture a sua semana. Separe algumas horas e prepare os alimentos para estarem à disposição, na hora certa, sempre que precisar.

• Boas fontes de proteína são fundamentais. Carnes magras picada ou frango refogado desfiado são bons exemplos. Para desfiar um frango de forma fácil, coloque o peito em cozimento na panela de pressão por 20 minutos. Tempere com sal e as especiarias que preferir. Após o tempo previsto, retire um pouco da água, feche a panela e agite por 30 segundos. O frango estará desfiado sem trabalho algum. É possível armazenar na geladeira por cinco dias; no congelador, por até 30 dias.

 

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BIOMASSA DE BANANA VERDE: ALIADA PARA VÁRIAS RECEITAS

• Cenoura ou beterraba raladas, folhas lavadas, pastas e patês saudáveis sempre devem estar à disposição. Uma boa dica é a biomassa de banana verde, que pode ser adicionada em diversas preparações e é muito nutritiva. O armazenamento pode ser feito por até cinco dias na geladeira e até 30 dias congelado.

• O cozimento prévio de tubérculos também é importante como batata cozida com casca, aipim, batata baroa ou inglesa. Cenoura, abobrinha, brócolis e outras hortaliças também podem ser cozidas previamente.

• Ao congelar qualquer alimento, lembre-se de fracionar em partes menores. Isso facilitará na hora de utilizar, para separar apenas a porção necessária para o momento. Potinhos menores ou folhas de papel manteiga são a saída para fazer isso com segurança e higiene.

• Preparar cereais como, por exemplo, a quinoa e o arroz integral, podem ser uma mão na roda para obter aquela dose de carboidrato saudável.

 

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CUBINHOS DE GELO VERDE FEITOS DE COUVE E HORTELÃ

• Cubinhos de gelo verdes, feitos de suco de couve e hortelã, e chás como gengibre, canela e erva doce, são super legais para enriquecer sucos e a água que é indispensável no cotidiano.

• Não se esqueça das frutas. Banana, manga, abacaxi, uvas verdes ou mirtilos são boas escolhas. Mantenha parte dessas frutas no congelador, para evitar o desperdício. São ótimas sobremesas. A banana congelada, por exemplo, é uma boa base para vitaminas e sorvetes.

 

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CADA ALIMENTO TEM SEU LUGAR CERTO

Chegou a hora de armazenar de forma certa na geladeira.

• Gaveta superior (temperatura mais baixa/fria)
Local adequado para o armazenamento de carnes e massas cruas que serão usadas com frequência. Nunca lave a carne antes de guardá-la. Lembre-se também que a alteração de cor, nas carnes, nem sempre pode indicar contaminação. Muitas carnes ficam mais escuras por falta de oxigênio. Entretanto o filé, se contaminado pela bactéria Escherichia coli, por exemplo, tem a aparência normal.

• Primeira prateleira
Nesta prateleira, o ideal é guardar produtos que se deterioram facilmente, como leites e queijos. O ideal é guardar neste local os produtos já preparados, como os tubérculos cozidos.

• Segunda e terceira prateleiras
Guarde, além de preparações prontas, os ovos, bolos, cookies e frutas. Sim, ao contrário do que se pensa, os ovos não devem ser guardados nas portas. O “abre e fecha” da geladeira pode quebrar a casca do ovo e isto pode fazer com que ele seja contaminado.

• Gaveta inferior
Este é o local para as folhas lavadas, verduras e hortaliças que se deterioram facilmente com baixas temperaturas. Este é o lugar da geladeira que possui uma temperatura maior, destinada a produtos que geralmente não estragam tão facilmente.

• Porta
Lugar ideal para armazenar sucos, molhos e condimentos.

 

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BATATAS E CEBOLAS FICAM FORA DA GELADEIRA

• Não refrigere alimentos que não estavam refrigerados no mercado. Batatas e cebolas, por exemplo, dispensam a conservação na geladeira. Assim, você ganha espaço para a comida que precisa de temperaturas baixas para ser conservada.

• Evite potes de plástico. Sabemos que são mais práticos, mas o ideal mesmo é adotar potes de vidro, que além de não alterarem o sabor dos alimentos, não liberam substâncias tóxicas.

• Outra dica é não misturar carnes com hortaliças. Essa medida evita contaminações. Vamos lá tornar a geladeira a sua ALIADA?

 

 

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