Avenida Nilo Peçanha, 1221 - Salas 808/809 - Bela Vista - Porto Alegre (RS)
WhatsApp - (51) 99909.6009
(51) 3898.7150

Kombucha: a origem e os benefícios do chá probiótico que virou mania mundial

Existem bactérias boas para saúde, chamadas de Gram-positivas, e as ruins, conhecidas como Gram-negativas. A manutenção do equilíbrio entre elas está diretamente ligada aos nutrientes que ingerimos. O equilíbrio do microambiente intestinal é fundamental para quem pretende estar com a saúde em dia. Previne doenças crônicas degenerativas. Sabe-se, inclusive que a esteatose hepática, doenças cardiovasculares e resistência insulínica podem estar diretamente relacionadas com o aumento e disseminação das bactérias Gram-negativas.

Uma das formas para trazer equilíbrio ao microbioma intestinal é o desenvolvimento de bebidas funcionais fermentadas. Por meio desta nova fonte de ingestão de probióticos, é fornecida a proteção e efeitos positivos para a saúde. A Kombucha (pronuncia-se Kom-bu-tchá) é uma bebida utilizada tradicionalmente na China há mais de dois mil anos e novos estudos vem comprovando sua funcionalidade neste sentido.

kombuchaKOMBUCHA DE SABORES VARIADOS: CHÁ PRETO E VERDE COMO BASE DA BEBIDA

Tradicionalmente, é feita a partir da fermentação de chá preto ou chá verde, rico em cafeína e adição de um biofilme rico em leveduras e bactérias acéticas, entre elas a simbiose (colônia de Kombucha). Trata-se de um bioprocesso que consiste na degradação da glicose e frutose através da fermentação. Para isso, prepara‐se o chá e adiciona-se o açúcar. Após resfriar a bebida, a colônia de Kombucha é adicionada. Para que ocorra o processo de fermentação da bebida, é deixada em repouso. Após alguns dias com o açúcar fermentando, a bebida estará com sabor ácido e levemente doce, pronta para ser consumida.

kombucha1
KOMBUCHA SAÚDE LÁ EM CASA
kombucha2
KOMBUCHA BIO ZEN
kombucha3
TAO KOMBUCHA

A infusão de chá preto é o substrato comum para a preparação da Kombucha. No entanto, outras fontes – como folhas de carvalho em infusão – podem ser usadas para o mesmo propósito. Estudos mostram que a Kombucha obtida a partir do chá preto reduziu efetivamente a produção de citocinas pró inflamatórias. Cerca de 200ml por dia é suficiente.

A Kombucha pode ser feita em casa ou comprada pronta em lojas de produtos naturais, como Mundo Verde. Quem opta pela preparação doméstica tem que ficar muito atento à higiene na hora de colocar a receita em prática. No Facebook, há várias páginas de kombucheiros, como são chamados os entusiastas da bebida.

Related Posts

Leave a reply