Avenida Nilo Peçanha, 1221 - Salas 808/809 - Bela Vista - Porto Alegre (RS)
WhatsApp - (51) 99909.6009
(51) 3898.7150

Leite vegetal: nutricionista ensina cinco receitas fáceis e nutritivas

São muitos os pacientes que chegam ao meu consultório e descobrem a intolerância à lactose e também ao leite de vaca. Alguns, desde crianças, já sabem do problema. Outros nunca sequer imaginaram. Aqui no Centro Clínico é muito comum descobrirmos essas e outras intolerâncias alimentares, pois contamos com o Food Detective, um exame fantástico que, com uma simples picada no dedo, identifica 59 alimentos associados à intolerância alimentar, originando mais de 150 sintomas descritos na literatura médica que podem atrapalhar seus resultados.

Após diagnosticada a impossibilidade de ingerir leite, como proceder? Essa é a primeira pergunta que surge. Afinal, são muitos os alimentos derivados. Evitá-los é um desafio, mas este obstáculo pode ser superado com algumas receitinhas de leite vegetal que preparei para esta coluna com o objetivo de tornar o “desapego” bem mais fácil.

LEITE-DE-AMENDOASLEITE DE AMÊNDOAS

Ingredientes
1 xícara de chá de amêndoas cruas
4 copos de água.

Modo de preparo
Lave as amêndoas e deixe de molho de um dia para o outro com água cobrindo as oleaginosas (pelo menos de seis a oito horas). Passado este período, escorra a água que ficou de molho e bata as amêndas no liquidificador com água mineral. Coe. Se não for consumir na hora, deve-se guardar o leite fresco na geladeira por até três dias.

leite-de-quinoa-receita-e-beneficiosLEITE DE QUINOA

Ingredientes
4 colheres de sopa de flocos de quinoa
2 xícaras de água

Modo de preparo
Deixar a quinoa de molho na água dentro do liquidificador por 15 minutos e depois bater por 1 minuto. Não precisa coar.

leite-de-arrozLEITE DE ARROZ

Ingredientes
1 xícara de arroz (pode ser integral)
1 litro e meio de água filtrada
1 colher de sopa de essência de baunilha ou 1 colher de sobremesa de canela.

Modo de preparo
Cozinhe o arroz com a água filtrada de 10 a 15 minutos, no máximo. Assim que passar esse tempo, leve imediatamente o arroz ao liquidificador. Deixe a tampa de modo que passe um pouco de ar para que, com o calor do arroz quente, não salte para fora. Em seguida, passe a mistura por uma peneira fina. A parte liquida é o leite. Acrescente a canela ou a essência de baunilha. O que sobrou do arroz, poderá ser usado em outras receitas. Conservar na geladeira. Dura três dias.

leite-de-aveia-caseiroLEITE DE AVEIA

Ingredientes
1 xícara de aveia em flocos
3 xícaras de água filtrada
1 colher de sopa de baunilha

Modo de preparo
Deixar a aveia de molho por 1 hora com 2 xícaras de água. Colocar no liquidificador a aveia com a água do molho, acrescentar mais 1 xícara de água mineral e a baunilha. Bater por 3 minutos. Passar por uma peneira fina. Está pronto.

leite-castanha-e1424868205129LEITE DE CASTANHA DO PARÁ

Ingredientes
1/2 xícara de castanhas do Pará
1/2 xícara de nozes
3 xícaras de água filtrada

Modo de preparo
Deixar as oleaginosas de molho por 12 horas. Descartar a água e acrescentar três xícaras da água filtrada. Liquidifique por três minutos. Com peneira fina, peneire o leite.

Espero muito que você use essas alternativas e que não subestime a intolerância à lactose ou ao leite de vaca. A intolerância alimentar é um problema sério, que pode trazer uma série de prejuízos ao bem-estar e à saúde das pessoas. Até mesmo quem não sofre com o problema deve experimentar essas receitinhas, pois são bem mais saudáveis e trazem uma série de benefícios, vitaminas e nutrientes para o dia a dia.

Related Posts

Leave a reply