Avenida Nilo Peçanha, 1221 - Salas 808/809 - Bela Vista - Porto Alegre (RS)
WhatsApp - (51) 99909.6009
(51) 3898.7150

Nutricionista explica o bê-á-bá para preparar uma marmita saudável

Sei que é difícil organizar a rotina, mas conseguir montar o almoço do dia seguinte e levar para o trabalho é uma forma muito interessante de conseguir dominar plenamente o que ingerimos. Assim, é possível garantir que o que estamos comendo é o que realmente planejamos.

Afinal, você pode comer um filé de peixe em um restaurante acreditando que está seguindo a sua dieta à risca. Entretanto, muitas vezes não se sabe qual espécie e como ela foi preparada. E, sim, isso é determinante para a saúde nutricional, já que o tal filé pode ter sido frito no calor de uma frigideira antiaderente ou em uma fritadeira cheia de óleo vegetal. E isso faz toda diferença, concorda?

Assim, as marmitas são fundamentais, tanto para almoços quanto para lanches. A medida evita sódio e gordura em excesso – e como se isso não fosse motivo suficiente, ainda economiza dinheiro.

marmita_chique_saudavel-625x340PREPARAR A PRÓPRIA MARMITA É A MELHOR FORMA DE CONTROLAR A ALIMENTAÇÃO

Outra dica importante é adquirir marmitas térmicas, que conservam a temperatura. Algumas até se parecem com bolsas convencionais. Elas são ótimas para conservar os alimentos mesmo sem geladeira. Existem diversas lojas virtuais que comercializam, basta procurar. Vou aproveitar este espaço para dar umas dicas de lanchinhos e refeições saudáveis que podem ser preparados em casa e levados para qualquer lugar. Vamos lá?

bento store1A BENTO STORE É UMA LOJA LINDA ESPECIALIZADA EM MARMITAS E COM VENDA ONLINE

Há diversos tipos de combinações de alimentos, desde as mais básicas até as mais reforçadas. É claro que apenas um nutricionista poderá especificar os alimentos e quantidades devidas a fim de atender as características individuais do seu organismo, bem como seus objetivos pessoais. Mas sugestões são sempre bem-vindas, certo? Por isso, anote esse pequeno cardápio de lanches práticos que garantem uma alimentação cheia de saúde.

Combinações para lanches leves
• Fruta fresca + amêndoas sem sal
• Frutas desidratadas (Ex:, tâmara seca, banana passa, damasco seco) + castanha do Pará.
• Fruta + sementes (Ex: semente de abóbora torrada, semente de girassol torrada, chia ou linhaça)
• Bolacha de arroz + pasta ( Ex: pasta de frango/ pasta de atum).
• Mix de oleaginosas ( Ex: castanha+ amêndoas+ macadâmias)

Combinações para lanches mais reforçados
• Carboidrato complexo (Ex: batata doce ou mandioca) + ovo (caipira ou de codorna)
• Carboidrato complexo + proteína ( Ex: atum/sardinha/frango desfiado/ carne magra)
• Crepioca ( farinha de tapioca + ovo) recheada com fruta ou alguma proteína
• Bolo proteico
• Granola + fruta (Ex: abacate/açaí/banana)

Almoço ou jantar, tanto faz. Não faltam opções para você deixar tudo pré-pronto para tornar a alimentação mais nutritiva e prática. Como montar o seu almoço ou jantar móvel? Eu explico!

Monte a sua salada
Varie sempre! Escolha o que vai usar de salada, seja crua ou cozida. Se você deixar tudo higienizado na geladeira, ficará muito mais fácil! Abuse dos vegetais – quanto mais coloridos melhor.
Escolha sua fonte de proteína
Atum, sardinha, ovo cozido, peito de frango, badejo, salmão, tilápia, sashimi, carne vermelha magra (grelhada ou assada).
Escolha sua fonte de carboidrato
Variabilidade neste item cai bem também. Não é só de batata que você pode tirar a energia que precisa. Lembre-se que existem outros alimentos que você pode usar em refeições. Além da batata, você pode usar massa de arroz, mandioca, inhame, batata baroa, batata doce, arroz integral. Caso tenha costume de alguma leguminosa, aproveite para introduzir feijão, grão de bico ou lentilha na sua marmita.

jubarrTRÊS EXCELENTES FONTES DE CARBOIDRATOS DO BEM

O grande segredo para manter o foco é tentar variar as fontes de alimento. Evite comer todos os dias a mesma coisa. Assim, é possível, através do aguçamento do paladar, evitar as escapadinhas da dieta.

Sei que preparar a alimentação todos os dias é um hábito bem trabalhoso no início. Mas acredite: essa medida vai tornar tudo mais prático e fácil. Se você não tiver tempo em um dia, busque um restaurante com bufê. Observe os pratos com alimentos que você consumiria normalmente em sua dieta e aproveite, antes de ir embora, para fazer uma marmita para levar como lanche da tarde.

bolsa-marmita-termica-2go-bag-mid-start-dieta-fitness-social-723201-MLB20295924587_052015-OA 2 GO BAG É OUTRA MARCA DE MARMITAS MUITO BACANA E COM VENDA ONLINE

Outra dica fundamental é comer de três em três horas. Caso não tenha preparado os lanches, uma saída é deixar frutas secas com castanhas em um pote de vidro na mesa de trabalho. Assim, é possível evitar o esquecimento. A alimentação saudável é questão de organização. Se você dedicar um pouco de tempo para o planejamento, esses processos se tornam habituais, eu prometo!

Related Posts

Leave a reply