Avenida Nilo Peçanha, 1221 - Salas 808/809 - Bela Vista - Porto Alegre (RS)
WhatsApp - (51) 99909.6009
(51) 3898.7150

Overnight Oats: o café da manhã preparado na noite anterior é tudo de saudável e bom!

Quando se trata de viver com muita saúde, tudo vale a pena, não é mesmo? Esse desafio nos leva a buscar novos recursos, ideias e a conhecer muitas receitas criativas para comer comida de verdade. Dentro desta filosofia, apresento o Overnight Oats, uma receitinha linda, colorida, super saborosa e muito saudável.

Como já diz o nome em inglês, trata-se de uma refeição com base de aveia, que você prepara antes de dormir para comer no dia seguinte. Muito embora o componente principal seja a aveia, existem muitas possibilidades de variações de ingredientes. A aveia é rica em fibras solúveis (betaglucana) e insolúveis também, o que ajuda muito o intestino e ainda regula o colesterol.

O procedimento é simples: a aveia é mergulhada no leite (no caso, eu uso sempre leite vegetal) ou iogurte junto com frutas, e a mistura fica na geladeira durante a noite. Isso faz com que os sabores se misturem e a aveia absorva todo o caldo das frutas. Além de ficar uma delícia, a receita surpreende pela praticidade. É só tirar da geladeira e consumir!

overnight-oatsOVERNIGHT OATS: DELÍCIA FIT COM OS SABORES QUE VOCÊ ESCOLHE

O consumo dessa mistura gostosa é o maior sucesso no mundo fitness, tanto no café da manhã, quanto em lanches durante o dia. Você pode adaptar a receita de acordo com suas preferências e usar a criatividade, usando camadas de cereais, frutas, chia, linhaça, leite vegetal, iogurte, oleaginosas, granola… São infinitas as possibilidades.

Como nutricionista, posso dizer que se trata de uma refeição rica e cheia de micro e macro nutrientes por oferecer vitaminas, minerais, proteína, lipídios e carboidratos.
O verdadeiro Overnight Oats deve manter as camadas com cada ingrediente, ou seja, não vale fazer uma “mistureba” no potinho! Lembrando: quanto mais colorido melhor ok? Confira a receita que eu fiz por aqui!

carina1INGREDIENTES SEPARADOS: QUANTO MAIS COLORIDO, MENOS MONÓTONO E MAIS DIVERTIDO

Ingredientes
1 xícara de leite amêndoas
6 colheres de sopa de linhaça
½ xícara de chá de aveia em flocos
banana, mamão, melão, manga picadas (mas pode usar as frutas que preferir).

Modo de preparo
Escolha uma taça ou um potinho de vidro da sua preferência com tampa ou cubra com plástico filme. Prepare sempre na noite anterior e deixe na geladeira, isso faz com que os ingredientes se curtam e com isso atenue o sabor.

1. Misture a aveia com um pouco do leite e reserve.
2. Misture a linhaça com um pouco de leite e reserve
3. Corte as frutas da sua preferência e reserve
4. Intercale as camadas entre os ingredientes: camada de aveia, outra de fruta, outra de linhaça a repita todo o processo.
5. No final, pode acrescentar mais leite e finalizar com cacau ou canela.

carinaOVERNIGHT OATS FINALIZADO
A ideia surgiu como opção de café da manhã, mas você pode levar para o trabalho como alternativa de lanche

O importante é variar sempre os ingredientes. Você pode usar mirtilos, morangos, kiwi, manga, abacate, cacau, bebida vegetal de coco, chia, linhaça, aveia, castanhas, nozes, mel, ou o que de natural tiver na sua casa.

Nunca deixe faltar cor e harmonia na sua mesa. Os ingredientes podem ser facilmente substituídos fazendo com que você ganhe muita versatilidade nas suas refeições. O Overnight Oats termina com toda e qualquer desculpa para a falta de tempo de preparar o café da manhã, viu? Lembre-se que é nesta refeição que ocorre a maior absorção de nutrientes, já que em jejum o seu corpo esta sedento desta explosão de vitaminas essenciais.

Veja outras imagens apetitosas que inspiram mais receitas de Overnight Oats!

00over100over200over300over600over4over

Related Posts

Leave a reply