Avenida Nilo Peçanha, 1221 - Salas 808/809 - Bela Vista - Porto Alegre (RS)
WhatsApp - (51) 99909.6009
(51) 3898.7150

Quente ou gelado, o chá de hibisco tem ação diurética e é santa bebida para o dia a dia

Quem diria que tantos benefícios podem ser alcançados através de uma florzinha? Este é o Hibisco (Hibiscus sabdariffa), que, com seu chá rico em flavonoides e ácidos orgânicos, melhora muito a saúde. Os cientistas começaram a estudar os bioativos da planta a partir das descobertas sobre os efeitos ruins que os radicais livres ocasionam ao nosso organismo. Como o Hibisco é rico em antioxidantes, ele combate esses problemas. Além disso, controla a pressão sanguínea e ajuda a emagrecer.

Os nutrientes do Hibisco ajudam na ação diurética, impedindo a retenção de líquido e excesso de gordura, principalmente na barriga e região dos quadris. Isso acontece porque a adipogênese é reduzida pelo chá. Significa que é interrompido o processo em que ocorre a maturação das células pré adipócitas para a conversão em adipócitos maduros.

cha-de-hibiscoHIBISCO AJUDA NA SAÚDE DO CORAÇÃO
Estudo feito pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em 2011, aponta que os flavonoides da bebida protegem o coração e fazem a vasodilatação, ajudando a aumentar o HDL e a diminuir o LDL c, triglicerídios e pressão arterial.

Para fazer o chazinho, a gente usa o cálice da flor. A bebida é rica em vitamina B2, B1, A e C. Além disso, contém polissacarídeos e é abundante em cálcio, magnésio, niacina, riboflavina, ferro, ácidos tartárico, succínico, málico, oxálico, cítrico, além de quantidade significativa de fibras alimentares. Essa riqueza de nutrientes promove uma verdadeira revolução, que vai desde a beleza da pele, combate a doenças cardiovasculares até o fortalecimento do sistema imunológico.

cha-de-hibisco-da-jamaicaAUXÍLIO CONTRA O CÂNCER
A inclusão de alimentos ricos em fitoquímicos é imprescindível para o sucesso do tratamento contra o câncer. Um recente estudo realizado em cultura de células cancerosas indicou que o tratamento com extrato de Hibiscus sabdariffa foi efetivo em reduzir o crescimento das células estudadas.

O estudo foi conduzido em modelo celular, mas mesmo assim os autores sugerem o uso de Hibiscus sabdariffa para o tratamento e prevenção do câncer, já que suas características antioxidantes são bem estabelecidas. A inclusão de infusão de Hibiscus sabdariffa é uma forma prática e fácil para aumentar o aporte de fitoquímicos na alimentação, podendo contribuir com a redução do risco de diversas doenças que afetam a qualidade de vida.

Como eu escrevi no início desta coluna, são muitos benefícios para uma simples florzinha. Que bom que a natureza nos proporciona estes presentes! Então, vamos aprender a fazer o chá?

hibiscus-vermelhoCHÁ DE HIBISCO PARA BEBER AO LONGO DO DIA
Ferva 500 ml de água. Desligue o fogo e adicione 2 colheres (sopa) de chá de flor de hibiscos. Abafe por cerca de 5 minutos e coe. Coloque em uma garrafa térmica ou jarra e beba todo o líquido ao longo do dia, quente ou gelado.

Related Posts

Leave a reply