Clínica Carina Borges

Sopa de vegetais termogênica e alimentos para um inverno sem culpa

Muita gente por aí pensa que o frio é a melhor época para comer e, por consequência, ganhar aqueles quilinhos a mais. Que a época é favorável, principalmente, aos que não cuidam muito bem da alimentação. Posso falar? Isso é psicológico. Com a cabeça no lugar, é possível que as baixas temperaturas sejam uma ótima aliada na perda de peso. Afinal, o metabolismo tende a ficar mais acelerado no frio, pois o organismo precisa manter a temperatura interna. Outro fato que sempre falo aos meus pacientes é que os resultados são bem mais satisfatórios quando você busca os seus objetivos durante o ano inteiro e não somente na véspera do verão.

Tá, mas calma aí. A nutri não quer dizer que você tem que ficar com a alimentação restrita e evitar aqueles alimentos gostosos que só o inverno traz. O segredo está na moderação, equilíbrio e boa distribuição dos alimentos. Meu convite é simples: vamos usar essa época do ano para beneficiar o organismo e evitar aquela dorzinha de cabeça com as gordurinhas no verão? Para isso, dou algumas dicas por aqui.

vegetablesALIMENTOS EXTRAÍDOS DIRETAMENTE DA NATUREZA: ÓTIMOS ALIADOS

Dê preferência para alimentos naturais e frescos. Essa é uma regra que vale para o ano todo. Investir em alimentos leves e nutritivos, como frutas, legumes e verduras deve ser um hábito permanente na vida das pessoas. Evite os alimentos industrializados.

SUSUFLÊ DE CENOURA: EXEMPLO DE VERSÃO QUENTINHA DE ALIMENTO SAUDÁVEL

Concordo que, no inverno, a preferência da maioria das pessoas é ignorar a salada. Entretanto, podemos adaptar a salada para versões cozidas, que, além de aquecer mais o corpo, continuam a fornecer fibras ao organismo, além de micronutrientes essenciais que proporcionam praticamente os mesmos benefícios. Agora vale a criatividade! Sugiro preparar suflês, sopas, cremes, panquecas recheadas, refogado de vegetais, tudo isso sem prejudicar o sabor dos alimentos. Vale ressaltar que deve-se evitar sopas e cremes com adição de leite, creme de leite, excesso de queijos e pães adicionais.

BANANA0BANANA AQUECIDA COM CANELA: E PRECISA OUTRO DOCE?

Também não podemos esquecer das frutas. Podemos aquecê-las para obter um sabor bem diferenciado. Banana, abacaxi, maçã e pera com canela no forno são uma verdadeira delícia.

+NUTRI CARINA: Tea time! Conheça os tipos de chás e cada um dos seus benefícios

Os alimentos termogênicos são aqueles que apresentam um maior nível de dificuldade para serem digeridos pelo organismo. Todos os alimentos gastam energia para a digestão, ou seja, têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, aumentando a queima de gordura. Porém, existem alguns que se destacam mais do que outros, pois induzem o metabolismo a trabalhar em ritmo mais acelerado, gastando mais calorias – esses são os classificados como termogênicos.

Ginger and CinnamonCANELA E GENGIBRE: TERMOGÊNICOS QUE QUEIMAM CALORIAS

Alguns exemplos de alimentos termogênicos de relevância: pimenta vermelha, mostarda, gengibre, vinagre de maçã, acelga, aspargos, cafeína, guaraná, linhaça, chia, óleo de coco, canela. Para tais alimentos atribui-se 10-15% do gasto energético total. Os chás são fundamentais no inverno. Anote as opções mais indicadas para ajudar no aumento da termogênese: chá verde, chá preto e chá branco. Colocar uma lasca de gengibre e uma pitada canela também ajuda muito!

Não ficar mais que três horas em jejum já não é mais um segredo do emagrecimento. Isto é fundamental para o bom funcionamento do metabolismo e para a sensação de saciedade, o que ajuda a evitar a fome fora de hora. Elaborei uma receitinha de sopa de vegetais termogênica para inspirar, nutrir e aquecer em nesta época de temperaturas baixas.

Ingredientes
• 1 tomate grande
• 1 cebola
• 2 dentes de alho
• 1 pimentão vermelho
• 1 abobrinha
• 1 xícara de chá de brócolis picado
• 1 colher de sopa de linhaça
• 1 unidade pequena de pimenta vermelha
• 2 folhas de mostarda
• Água
• Sal a gosto
• Cheiro verde a gosto
• 1 filete de óleo de coco
• 3 lascas de gengibre

Modo de fazer
Na panela de pressão, refogue a cebola e o alho no óleo de coco. Junte o tomate e o pimentão. Refogue mais um pouco e coloque os outros ingredientes. Coloque água suficiente para cobrir. Tempere com sal e tampe. Assim que iniciar a pressão, deixe por apenas 3 minutos. Desligue o fogo e acrescente o cheiro verde. Bata no liquidificador e coloque em uma panela. Deixe ferver por alguns minutos. Para ficar uma refeição completa, você deve complementar sempre com uma proteína como frango desfiado, iscas de carne ou ovo cozido.