Avenida Nilo Peçanha, 1221 - Salas 808/809 - Bela Vista - Porto Alegre (RS)
WhatsApp - (51) 99909.6009
(51) 3898.7150

Temperos e especiarias: nutricionista elabora guia de benefícios e indica como utilizar na alimentação

Muitas pessoas sabem que este ou aquele tempero faz bem, mas não tem noção exata de qual é a ação concreta de cada especiaria em nosso organismo. Além disso, noto que muita gente desconhece o quão positivo pode ser usar certos temperinhos para dar sabor e somar saúde no cotidiano. Por isso, elaborei um guia para o uso de temperos e especiarias, a fim de ajudar vocês a entender e adotar uma vida mais saudável através destes conhecimentos. Afinal, alimento também é remédio e pode atuar preventivamente em uma série de problemas em nosso corpo. Por isso, não subestime o poder dessa listinha, ok?

Tomilho
Serve para temperar e realçar o sabor de sopas, saladas, carnes e vegetais cozidos.
Porque faz bem? Antioxidante, antisséptico, antidepressivo, diurético além de ajudar a evitar a queda de cabelos.

Estragão
Conhecido por ter um gosto mais picante e realçar bem o sabor dos pratos. Use-o em molhos, omeletes, saladas e sopas. Porque faz bem? Estimula o apetite e tem efeito diurético.

tarragonESTRAGÃO: ÓTIMO PARA REALÇAR O SABOR DE OMELETES, SOPAS E MOLHOS

Canela
A canela promove sensação de bem-estar, além de ser aromática e acentuar o sabor dos pratos. Use-a em sopas, bolos, pães, biscoitos, panquecas e chás. Porque faz bem? Termogênica, ajuda a baixar os níveis de colesterol. Antibacteriana, antiviral, antisséptica, diminui níveis de açúcar do sangue.

Hortelã
Perfeita para sucos, carnes, molhos e saladas. Sabor refrescante sem igual.
Por que faz bem? Digestiva, reduz cefaleia e náuseas, anti-inflamatória e ajuda no controle dos níveis de colesterol.

Mint sprigs in bowlHORTELÃ: REMÉDIO NATURAL QUE AJUDA A REDUZIR A DOR DE CABEÇA

Curry
O curry tem sabor peculiar e é feito de uma mistura de várias especiarias. Tipicamente indiano, pode ser leve a super picante. Use-o no arroz, batatas, molhos e em sopas.
Porque faz bem? Facilita a digestão, anti-inflamatório, antioxidante.

Cardamomo
Tem um toque refrescante. Pertence à mesma família do gengibre e vai bem com sopas, pães, bolos, arroz, frutas e saladas. Porque faz bem? Facilita o trânsito intestinal, ameniza a halitose, afrodisíaco natural, descongestionante, antisséptico e diurético.

Coentro
Excelente para temperar peixes. Tem um sabor marcante, pode ser usado da mesma forma que a salsinha. Porque faz bem? Antioxidante, ajuda a melhorar o sono, é detoxificante, calmante, antifúngico e antibacteriano.

Erva doce
Combina com saladas, molhos, peixes e até mesmo massas. Porque faz bem? Digestiva, melhora a constipação, flatulência, aumenta a produção de leite e tem efeito calmante.

Basil_DolceFresca_AAS2015-2-cropVASINHO DE MANJERICÃO: DELÍCIA PARA SE TER EM CASA

Manjericão
Dinamiza o sabor do tomate, berinjela e abobrinha. Combina também com sopas, carnes e arroz. Porque faz bem? Ajuda a aumentar a imunidade, calmante, digestivo, ajuda na constipação.

Açafrão
Magnífico com arroz, sopas, saladas e pães. Possui um perfume sensacional.
Porque faz bem? É riquíssimo em um antioxidante que se chama curcumina, que reduz o perfil lipídico, anticancerígeno, anti-inflamatório.

Salsão e salsinha
Encanta sopas e preparações salgadas. Diferencia o sabor em sucos verdes.
Por que faz bem? Altamente desintoxicante, digestivo e diurético.

Alho
Perfeito para molhos em geral, pastas, preparações refogados e torradas.
Porque faz bem? Virtudes curativas e considerado um superalimento, ajuda a restaurar úlceras, manutenção da pressão arterial, previne gripes e resfriados.

Alecrim
Brilhante para massas, peixes e carnes. Também pode ser usado em chás.
Por que faz bem? É digestivo, ajuda a amenizar a enxaqueca, além de ser potente anti-inflamatório natural.

Cravo
Acalenta, possui sabor doce e quente. Fica bem com doces, molhos e pratos salgados de culinária asiática. Porque faz bem? Tem grande poder anti-inflamatório, melhora a digestão e potencializa a imunidade.

gingerGENGIBRE: ANTI-INFLAMATÓRIO POTENTE E ANTIOXIDANTE PODEROSO

Gengibre
Seu sabor tocante e adstringente acentua o sabor de doces, salgados, molhos e chás. Invista em gengibre até mesmo em saladas. Por que faz bem? Anti-inflamatório potente, termogênico, seu gingerol (antioxidante) é muito poderoso.

Baunilha
Perfuma os alimentos. Combina bem em bolos, chás, café, mingaus, bolachas.
Experimente usar no seu suco, pois adoça bastante e evita o uso de adoçante.
Porque faz bem? Antimicrobiano, antioxidante, auxilia no processo digestivo.

Cebolinha
Agrega vida à saladas, omeletes, carnes e molhos. Porque faz bem? Melhora do sistema imunológico, potente antioxidante, beneficia o sistema circulatório.

Sálvia
Combina com hortaliças e molhos. Tem um sabor mais amargo e mais marcante.
Porque faz bem? Antioxidante, antimicrobiana, calmante e anti-inflamatória.

Menta
Oferece sabor especial e refrescante.  Combina bem com massas, chás e doces.
Porque faz bem? Ajuda na digestão, analgésica (melhora de cólicas) e calmante.

Noz moscada
Um toque deste tempero confere sabor delicado e aromático às carnes e molhos.
Porque faz bem? Estimulante, anti-inflamatório, analgésico, regula o trato gastrointestinal e digestiva.

Louro-500x334LOURO: PROPRIEDADE ANTIBACTERIANA E ÓTIMO PRA TEMPERAR FEIJÃO

Louro
É uma excelente opção para temperar feijões e sopas. Porque faz bem? Melhora a constipação, ajuda no combate da azia, tem propriedade antibacteriana e contribui no controle da glicemia.

Manjerona
É semelhante ao orégano e dá sabor agradável a qualquer preparação salgada. Porque faz bem? Cicatrizante, digestiva e expectorante.

Mostarda
É uma opção deliciosa para incrementar pães, massas e temperar pastas. Porque faz bem? Contém fibras, que auxiliam no controle da constipação, melhora níveis de colesterol, fonte rica de antioxidantes.

Cominho
Possui um sabor marcante e combina com sopas e molhos. Porque faz bem? Rico em vitamina E, poderoso antioxidante, digestivo, calmante e tem propriedades antissépticas.

Orégano
Ele é aromático, saboroso e acentua o sabor. Combina bem com carnes , massas e molhos.
Porque faz bem? Anti-inflamatório, antioxidante, diurético

Espero que você tenha gostado. É sempre surpreendente ver quanta saúde pode ser adicionada ao nosso dia a dia por meio das iguarias e temperos. A ideia é que você familiarize-se com eles, descubra os seus preferidos e capriche no uso desses ingredientes, garantindo mais sabor à mesa e mais bem-estar à toda família.

Por fim, mas não menos importante, recomendo que você sempre consulte um nutricionista, para evitar a intolerância alimentar e garantir os melhores resultados para o seu organismo. Além disso, o especialista de sua preferência poderá te ensinar a usar estes temperos com sabor e sabedoria.

Related Posts

Leave a reply