Avenida Nilo Peçanha, 1221 - Salas 808/809 - Bela Vista - Porto Alegre (RS)
WhatsApp - (51) 99909.6009
(51) 3898.7150

Tudo sobre aveia! Os benefícios do cereal contra doenças e a melhor forma de consumo

Você adota a aveia em suas receitas? Sabia que este é um cereal rico em proteínas, vitaminas antioxidantes e fibras solúveis e insolúveis? A aveia é um alimento com um valor nutricional muito importante para a saúde. Além disso, contribui com minerais como o cálcio, potássio, fósforo e magnésio. Apesar de ser popular, a aveia não é reconhecida como deveria pela maioria das pessoas, por isso que escrevi sobre ela.

A fibra solúvel que a aveia esbanja se chama Betaglucana. Essa fibra tem sido alvo de estudos constantes no mundo científico, justamente pelas suas aplicações metabólicas e fisiológicas, e também pela descoberta de que favorece a redução do risco de diversas doenças. Isso acontece, de acordo com esses estudos, pela positiva correlação na melhora da glicemia, da resposta insulinêmica e do perfil lipídico de pessoas com colesterol alto.

 

aveia-beneficio

AVEIA: SANTO REMÉDIO NATURAL CONTRA DOENÇAS GRAVES
Devido às suas atividades intestinais que permitem a redução da glicose, a Betaglucana otimiza vias imunológicas. Por isso, é considerada eficaz na redução da severidade de infecções no trato respiratório e supressora de células tumorais. O estudo fez a experiência de administrar 3,5 g de Betaglucana por seis semanas, para demonstrar estes benefícios.

Mas qual tipo de aveia eu devo consumir? Essa dúvida é muito comum. Então vamos lá! Entre os tipos de aveia que contém maior quantidade de Betaglucana é o farelo. Posteriormente, flocos. E por último, a farinha.

 

farelo-de-aveia-620x413

FARELO DE AVEIA: O TIPO COM MAIOR QUANTIDADE DE BETAGLUCANA

Você precisa de 40g de farelo ou 60g de farinha para contribuir para a saciedade. Isso acontece porque o alimento retarda o esvaziamento gástrico e também contribui para o controle da glicemia, reduz o colesterol e regula o trânsito intestinal, o que promove o aumento de bactérias benéficas no intestino, melhorando a constipação.

Essas constatações são muito boas para a sua saúde. A aveia pode contribuir nas estratégias nutricionais e reduzir o risco de doenças. Então tente incorporar o alimento nas suas refeições, use nas frutas, sobremesas ou café da manhã. Entretanto, lembre-se sempre de consultar o seu nutricionista para ter uma alimentação equilibrada e de acordo com as características particulares do seu organismo.

Related Posts

Leave a reply