3 hábitos de alimentação saudável para você arrasar

3 hábitos de alimentação saudável para você arrasar

A preocupação com a forma física costuma ser, para muitas pessoas, um pensamento constante. Dietas, treinos, exercícios e procedimentos estéticos são práticas realizados em peso, com objetivos que vão desde o emagrecimento acelerado até a obtenção de maior resistência e saúde do organismo.

A execução de dietas mirabolantes sem acompanhamento profissional, bem como jejuns ou técnicas de alimentação sem o auxílio de pessoas capacitadas, normalmente, são prejudiciais à saúde e tendem não gerar resultados, por serem mal planejados e executados de forma incorreta. Por isso, antes de tomar decisões baseadas na alimentação com objetivos estéticos, é imprescindível o contato com um profissional da área da nutrição, a fim de traçar metas com um acompanhamento eficaz e esquematizado.

Apesar disso, existem dicas e hábitos a serem seguidos por qualquer pessoa, que auxiliam no alcance de um corpo saudável, definido, nutrido e em forma. São costumes a serem adquiridos, que têm o poder de mudar uma vida, sem precisar abrir mão de uma alimentação rica e diversa, e muito menos passar por dificuldades em dietas desregradas. Não existe milagre nem mistério. Vamos descobrir como?

Coma comida de verdade

Parece simples (e realmente é!), mas às vezes esquecemos a importância de uma alimentação mais natural. Comida de verdade são “alimentos de um ingrediente só”, ou seja, ricos, em sua unidade, em vitaminas e minerais. Inclui alimentos como frutas, legumes, grãos, ovos, carnes não processadas, azeites, entre outros. Existem muitos alimentos de um ingrediente só na rotina alimentar de todos, mas também existem muitos que não se enquadram no conceito. Os derivados do trigo, por exemplo, como massas, pães, biscoitos, bolachas e bolos, são alimentos que possuem vários ingredientes.

A comida de verdade não necessariamente é pouco calórica, mas é muito nutritiva. Rica em fibras e proteína, garante um funcionamento eficaz do organismo e metabolismo, assegurando energia e vitalidade.

Além disso, por ser natural e não ter ingredientes misteriosos, essa alimentação não inclui açúcar refinado e induz à ingestão de pouco sódio, melhorando aspectos da pele e da compulsão por doce.

Ter uma alimentação baseada em comida de verdade ajuda o corpo a desenvolver hábitos mais saudáveis. Diferente das dietas específicas, quando perde-se peso rápido (e ganha-se de volta na mesma velocidade), a dieta baseada nesse cardápio ajuda o organismo a manter o peso perdido, a longo prazo, de forma natural e saudável.

 Hidrate-se

Essa é, provavelmente, a dica mais simples (e barata) que poderia existir. Todo o funcionamento do organismo é dependente da quantidade de água que o corpo ingere. E, é claro, no processo de emagrecimento isso não seria diferente.

A água é responsável por eliminar toxinas, por meio da urina. No caminho, o estômago e intestino são alvos de uma limpeza, acarretando no desinchar do corpo. Além disso, a água limpa os rins, descartando sais minerais em excesso.

Ainda, beber muita água também tem o poder de deixar a pele mais bonita, pois a sua ingestão favorece a absorção de nutrientes responsáveis pelo equilíbrio e hidratação da derme.

Durante o dia, o ser humano perde muita água, seja em urina, fezes, transpiração e até mesmo lágrimas. Para repor essa perda e alimentar o corpo de todos os benefícios que a água traz, é recomendada a ingestão de 2 litros por dia.

Comer 5 cores ao dia

A alimentação rica e diversa, por vezes, pode representar um desafio em nossa rotina. A praticidade de alimentos industrializados é tentadora, porém desagradável para a saúde e forma do corpo.

Existem algumas “regrinhas” que ajudam a esquematizar uma variedade nutritiva para nossos dias, e uma boa ideia é pensar na alimentação diária como uma cartela de cores. Vamos analisar as cores e seus benefícios?

Branco: Ricos em complexo B e flavonóides, os alimentos naturais de cor branca são importantes protetores da saúde das células, auxiliando na produção de energia e inibindo o perigo de coágulos no sistema circulatório. Exemplos: couve-flor, aipim/mandioca, rabanetes, bananas, aspargos, pêras.

Vermelho: Alimentos avermelhados costumam ser poderosos em ações antioxidantes. Compreendem comidas como morango, tomate, melancia e goiaba.

Verde: Ricos em ácido fólico e cálcio, são alimentos muito eficazes na prevenção de osteoporose e no fortalecimento de dentes e ossos. Alguns exemplos são: alface, abacate, uva verde, vagem e folhas em geral.

Roxo: Grandes amigos do sistema digestivo, alimentos roxos como beterraba, alface roxo,  mirtilo, jabuticaba, figo e berinjela são também poderosos aliados para a obtenção de uma pele bonita e saudável, além de retardar o envelhecimento. Possuem minerais como o Potássio, e costumam ser ricos em Vitamina C.

Laranja: Também ricos em Vitamina C, os alimentos laranjas são poderosos antioxidantes e auxiliares da saúde do coração, olhos e sistema imunológico. Mamão, manga, cenoura, laranja e frutas cítricas em geral fazem parte do coletivo.

Ter hábitos saudáveis e nutritivos é uma questão de planejamento, escolhas e organização. Optando por uma alimentação variada, baseada em ingredientes naturais e com muita hidratação, o corpo ideal e a saúde e disposição são apenas algumas das consequências do processo.