Clínica Carina Borges

GENGIBRE- Adicione mais sabor e saúde na sua alimentação

A quantidade de alimentos que podem ajudar na sua saúde é imensa, mas poucas especiarias fazem tão bem ao organismo quanto o gengibre. A raíz de gosto forte dá vida aos alimentos, traz intensidade ao paladar e muitos nutrientes e compostos bioativos, que contribuem com muita eficácia para o corpo e o cérebro.

Originário da China, o gengibre tem uma grande estrada em seus usos para a medicina. Ao longo da história, foi usado para ajudar desde a digestão até no combate à gripe. Ele pode ser consumido em pó, em óleo, suco ou na sua forma natural. E cada vez mais vem sendo adotado nas mais diversas receitas, inclusive reinventando as receitas tradicionais, o que antes não acontecia por aqui. Já experimentou colocar um gengibre no purê de moranga? Fica uma delícia.

O gingerol é um óleo natural que dá aquela fragrância única ao gengibre. Essa substância é responsável por grandes atributos anti-inflamatórios e antioxidantes. Reduz tanto a inflamação que um dos seus usos é para o alívio da dor muscular induzida pelos exercícios, sabia? Um estudo mostra que o uso contínuo de 2 gramas de gengibre ao dia reduz a progressão da dor. Outra dor que o gengibre combate é a que se sente durante o ciclo menstrual. Sempre lembrando que o efeito não é imediato, né. Trata-se de consumir um pouquinho por dia, todos os dias, para que a dor seja menor.  O gingerol também pode ajudar a diminuir o risco de infecções e inibir o crescimento de bactérias prejudiciais à saúde.

No sistema digestivo, o alimento também faz os seus milagres. O gengibre ajuda na indigestão crônica (aquele desconforto na parte superior do estômago sempre que se come). Além disso, também é eficaz contra a náusea, tanto na gravidez quanto a que acontece em pacientes pós-cirúrgicos ou submetidos a tratamentos quimioterápicos. Além disso, o gengibre baixa os níveis do colesterol LDL, evitando assim o risco aumentado de doenças no coração. A partir do uso da especiaria, é possível reduzir o colesterol total e triglicerídeos.

Os antioxidantes e compostos bioativos do gengibre podem inibir o extresse oxidativo e as respostas inflamatórias que ocorrem no cérebro, evitando a aceleração do processo do envelhecimento. Sendo assim, a especiaria ajuda na prevenção do Alzheimer e do declínio cognitivo que acontece com o passar do tempo. Como se não fosse o bastante, o gengibre ajuda a prevenir o câncer, graças a substância 6-gingerol, que é encontrada em abundância no gengibre cru. São necessárias mais pesquisas, mas há algumas evidências que o alimento pode ser eficaz contra o câncer de mama, ovário e pâncreas.

Então a nutri recomenda que você faça uso desse superalimento, um pouquinho por dia. Isso certamente vai trazer uma série de benefícios a sua saúde e com certeza você vai sair satisfeito com o resultado. ????