Diet ou Light? O Melhor é Comer Bem!

Diet ou Light? O Melhor é Comer Bem!

Os produtos Light são alimentos com baixos níveis gerais de componentes, que podem envolver sódio, açúcar, gordura, colesterol ou calorias. Eles são considerados “Leves”, na tradução do termo em inglês, justamente por terem a redução de pelo menos 25% de quantidade de nutrientes e calorias em comparação com os produtos originais.

Os alimentos Diet, por sua vez, possuem a ausência total de algum ingrediente específico. O mais comum é o açúcar, já que isso ajuda as pessoas com diabetes a escolherem o alimento adequado. Entretanto, os produtos para alérgicos a glúten, por exemplo, também podem ser considerados Diet, mesmo que isso não esteja escrito na embalagem.

Entretanto, a redução de algum ingrediente leva a utilização de outros ingredientes que visam repor essa falta.  Por exemplo, um chocolate que é sem açúcar, vai utilizar outros adoçantes para continuar com seu gosto. Por isso, algumas vezes a textura do alimento muda e usam gorduras para compensar essa ausência, tudo em um esforço para manter o chocolate o mais próximo do tradicional.  Sendo assim, o resultado final é um produto sem açúcar e com mais gordura.

Isso vai emagrecer? Ora, é claro que não. Mas é muito comum que as pessoas acabem, por desinformação, pagando mais caro por um produto que não emagrece, pensando que isso traria resultados bons para a sua saúde.

Diet e Light não significam sinônimos de produtos saudáveis. Significam somente o descrito acima. É claro que alguns alimentos vão ajudar, mas o que é saudável de verdade é comer bem, na hora certa, com distribuição correta dos nutrientes e com inteligência. Eu digo isso sempre, porque muitas vezes o alimento não tem muitas calorias, mas tem muito sódio, por exemplo. E que tal é perder peso às custas da saúde cardiovascular? Acredito que não deve ser bom. Por isso, fique atento à lista de ingredientes, tabela nutricional e a presença de uma distribuição regular desses nutrientes.

A verdade é que nenhum produto light e diet é uma solução para o emagrecimento. Eles servem muito mais para o consumo de alguém com uma restrição médica a alguma substância. O ideal é procurar um nutricionista para o aconselhamento sobre a distribuição correta dos nutrientes consumidos, para a busca de uma alimentação equilibrada e saudável. Além de ser possível emagrecer, o seu corpo terá muito mais saúde, mesmo sem o uso de produtos light ou diet. 😊