Overnight Oats – Uma explosão de sabor no seu café da manhã

Overnight Oats – Uma explosão de sabor no seu café da manhã

Quando se trata de viver com muita saúde, tudo vale a pena, não é mesmo? Esse desafio nos leva a buscar novos recursos, ideias e a conhecer muitas receitas criativas para comer comida de verdade. Então lhe apresento o Overnight Oats, uma receitinha linda, colorida, super saborosa e muito saudável.

Como já diz o nome em inglês, trata-se de uma refeição com base de aveia, que você prepara antes de dormir para comer no dia seguinte. Muito embora o componente principal seja a aveia, existem muitas possibilidades de variações de ingredientes. A aveia é rica em fibras solúveis (betaglucana) e insolúveis também, o que ajuda muito o intestino e ainda regula o colesterol.

O procedimento é simples: A aveia é mergulhada no leite ( no caso eu uso sempre leite vegetal) ou iogurte junto com frutas, e a mistura fica na geladeira durante a noite. Isso faz com que os sabores se misturem e a aveia absorva todo o caldo das frutas. Além de ficar uma delícia, a receita surpreende pela praticidade. É só tirar da geladeira e consumir!

O consumo dessa mistura gostosa é o maior sucesso no mundo fitness, tanto no café da manhã, quanto em lanches durante o dia.
Você pode adaptar a receita de acordo com suas preferências e usar a criatividade, usando camadas de cereais, frutas, chia, linhaça, leite vegetal, iogurte, oleaginosas , granola, geleia com fruta de verdade… são tantas as possibilidades!  Seja criativo e não deixe a rotina desestimular sua vida saudável.

No olhar de nutricionista, posso dizer que se trata de uma refeição rica e cheia de micro e macro nutrientes por oferecer vitaminas, minerais, proteína, lipídios e carboidratos.

O verdadeiro Overnight Oats deve manter as camadas com cada ingrediente, ou seja, não vale fazer uma “mistureba” no potinho! Lembrando: quanto mais colorido melhor ok? Confira a receita que eu fiz por aqui!

INGREDIENTES:

1 xícara de leite amêndoas;  6 colheres de  sopa de  linhaça; ½ xícara de chá de aveia em flocos; banana; mamão; melão; manga (mas pode usar as frutas que preferir).

COMO FAZER: Escolha uma taça ou um potinho de vidro da sua preferência com tampa ou cubra com plástico filme. Prepare sempre na noite anterior e deixe na geladeira, isso faz com que os ingredientes se curtam e com isso atenue o sabor.

Misture a aveia com um pouco do leite e reserve;

Misture a linhaça com um pouco de leite e reserve;

Corte as frutas da sua preferência e reserve;

Agora intercale as camadas entre os ingredientes camada de aveia, outra de fruta, outra de linhaça, e repita. No final pode acrescentar mais leite e finalizar com cacau ou com canela.

Consuma como opção de café da manhã ou quem sabe levar para o trabalho, como um lanche. O importante é variar sempre os ingredientes. Você pode usar mirtilos, morangos,  kiwi, manga, abacate, cacau, bebida vegetal de coco, chia, linhaça, aveia, castanhas, nozes, mel, ou o que de natural tiver na sua casa. 🙂

Nunca deixe faltar cor e harmonia. Os ingredientes podem ser facilmente substituídos fazendo com que você ganhe muita versatilidade nas suas refeições. Não existe mais desculpas para a falta de tempo de tomar o seu café da manhã. Lembre-se que é nesta refeição que ocorre a maior absorção de nutrientes já que em jejum o seu corpo esta sedento desta explosão de vitaminas essenciais.