Pão italiano de Psyllium

Pão italiano de Psyllium

O Psyllium é uma planta que tem como nome científico Plantago ovata. Suas sementes e cascas das sementes são utilizadas por conter grande quantidade de fibra natural. Essa fibra tem a capacidade de aumentar até 20 vezes de tamanho quando entra em contato com outros líquidos, pois apresenta alta absorção de água.Isso faz com que ela se torne uma excelente opção para quem busca um alimento que auxilie na regulação intestinal, no emagrecimento por gerar saciedade, e como aliada no tratamento de algumas doenças ( myoceandrop.com)

Também existem indicações que o psyllium pode diminuir a resposta glicêmica, auxiliar na regulação da concentração de glicose, atuar no controle da diabetes, promover saciedade, favorecer perda de peso diminuindo o desenvolvimento do sobrepeso e da obesidade (RODRIGUEZ-MORAN et al.,1998).

Apresentamos um delicioso pão italiano feito com psyllium:

Ingredientes:

2 ovos

2 xícaras de chá de farinha de arroz

1 xícara de chá de fécula de batata

1/3 de xícara de chá de polvilho doce

1/3 de xícara de chá psyllium

1 colher de chá de lecitina de soja (opcional)

1 tablete de fermento biológico fresco

¼ de xícara de chá de óleo de girassol ou azeite de oliva

1  xícara de água

1 colher de chá de sal marinho

1 colher de chá  de açúcar demerara.

Modo de preparo:

Em uma vasilha colocar a água e o psyllium, misturar e deixar descansar por alguns minutos (deverá virar uma geléia).

No  liquidificador bater o óleo, os ovos, o vinagre e a geléia de psyllium, acrescentar as farinhas e bater até obter uma massa lisa e homogênea.

Deixar descansar até dobrar de volume, faça cortes e coloque para assar em forno pré aquecido a 200 graus por aproximadamente 30 minutos.