[Receita] – Manteiga Ghee

[Receita] – Manteiga Ghee

COMO FAZER

A manteiga mais saudável que existe, sem lactose e sem caseína.

Ingredientes:

  • 400g de manteiga tipo extra sem sal

Modo de fazer:

Coloque a manteiga numa panela média de inox, preferencialmente com fundo triplo. Para fazer o ghee é importante colocar a panela sob o fogo muito baixo e para tal, escolha a menor boca de fogão. Acenda e faça lentamente o movimento como se estivesse querendo apagar o fogo. Outra forma de deixar o fogo com menor intensidade é colocar duas grades sobrepostas ou fazer o processo em banho maria.
O importante é não deixar a manteiga ferver. Coloque a manteiga sobre esse fogo e deixe que lentamente a manteiga vá derretendo. Aos poucos vá escumando a espuma que irá se formar sob a manteiga derretida, e descarte. Ao retirar a espuma estamos clarificando a manteiga. Este processo leva em média uma hora. Quando restar somente um líquido oleoso, cor de mel e transparente, que não está mais produzindo espuma, o ghee está pronto.
Para armazenar, use um recipiente de vidro levemente esterilizado. Sob uma peneira fina, coloque um pedaço de tecido branco e limpo. Passe o ghee por esta peneira, mas cuidado com o líquido leitoso que se forma no fundo da panela, para que não caia junto, pois isto são resíduos de lactose e proteínas do leite.
Deixe esfriar e use em várias preparações. Se o processo for bem executado, o ghee fica livre de resíduos lácteos (lactose e proteínas do leite de vaca) restando somente os benefícios das gorduras boas.
[sc_image style=”5″ position=”below” src=”13071″]
[sc_divider margin_bottom=”47″ color=”#d2dae1″ margin_top=”47″]