SEGREDOS PARA UMA CEIA DE NATAL COM MAIS SAÚDE E SABOR

SEGREDOS PARA UMA CEIA DE NATAL COM MAIS SAÚDE E SABOR

Nossa nutricionista, Carina Borges, ensina 5 maneiras de evitar cair em tentação durante a ceia de Natal e sugere uma ceia super saudável:

A perguntinha que sempre surge no consultório, quando esse período de festas está chegando, é: – Tudo o que eu conquistei durante o ano perderei nas festas de final de ano?
A minha resposta é : NINGUÉM engorda ou emagrece em uma única refeição. Esse é um evento especial, um momento delicioso para curtir com a família e amigos. Usufrua sem sacrifício.

Por isso, vou dar CINCO dicas para manter o equilíbrio com uma alimentação saudável:

1) Esse é o dia em que você não deve pular refeições. Faça um bom café da manhã e almoce bem;
2) Antes da ceia, faça um lanche reforçado, rico em proteínas, nutrientes e vegetais. Vá bem alimentado nesse grande evento do ano;
3) Durante a ceia, observe bem o que está sendo oferecido e opte iniciando por uma proteína magra, vegetais e oleaginosas (nozes e castanhas) que estão sempre presentes nesse evento. Só depois escolha um tipo carboidrato.
4) Mastigue devagar, aprecie esse momento tão especial com a família. Alimente-se desse momento!
5) Se ingerir bebida alcoólica, intercale com muita água. Hidrate-se, isso é fundamental.

A seguir, uma receita deliciosa de Ceia Saudável:

Peru saudável com ervas aromáticas

Ingredientes:

1 peru / 2 cebolas grandes picadas/6 cenouras picadas/ 3 talos de salsão picados/ 3 punhados de orégano fresco/ 3 punhados de manjericão fresco/ 3 ramos de alecrim fresco/ 1 folha de louro/ 1 ramo de tomilho/  Sal a gosto para temperar/ ½ xícara de azeite de oliva extra virgem / ½ xícara de vinagre balsâmico

Modo de preparo:

Temperar o peru inteiro, por dentro e por fora, com sal. Colocar o peru em uma tigela e cobrir com água, deixando na geladeira por 12h.  Retirar e dispensar a água salgada. Enxaguar o peru em água corrente e pincelar com azeite de oliva.
Preencher a cavidade do peru com uma cebola, metade das cenouras, metade do salsão , um ramo de tomilho e a folha de louro. Espalhar o restante dos legumes e das ervas na assadeira, em volta do peru, e regar com o vinagre balsâmico. Assar descoberto, por cerca de 4h em forno pré-aquecido a 180ºC. Servir com chutney de manga

Chutney de manga

Ingredientes:

2 mangas picadas /1 colher de sopa de açúcar de coco/1 colher de sopa de suco de limão/1 xícara de café de vinagre de maçã/ 1/2 xícara de chá de vinho branco/2 colheres de sopa de cebola em fatias finas/ 2 colheres de sopa de gengibre fresco ralado/1 dente de alho picado/1 colher de chá de cravo/1 pau de canela/ Pimenta do reino a gosto.

Modo de Preparo:

Numa frigideira, misture o vinagre com o vinho e o limão. Adicione a cebola e o alho, mexendo sempre. Após alguns minutos adicione os demais ingredientes. Por último, acrescente as mangas. Deixe cozinhar por 30 minutos até ficar no ponto de geleia. Acrescente água, sempre que for necessário.

Farofinha com castanhas e alho-poró

Ingredientes:

1 xícara de chá de farinha de mandioca/1 xícara de café de castanhas do pará trituradas/ 1 xícara de café de castanha de caju in natura triturada/1 xícara de chá de alho-poró picado/1/2 cebola picada/ 2 colheres de sopa de óleo de coco /Sal a gosto

Modo de Preparo:
Refogue a cebola no óleo de coco e, em seguida, o alho-poró. Acrescente a mandioca e as castanhas. Mexa até ficar no ponto desejado de farofa. Coloque o sal e sirva.

Desejo um Natal maravilhoso cheio de saúde para você e as pessoas que ama e que o ano de 2020 seja mágico, pleno de realizações.

CARINA BORGES