Avenida Nilo Peçanha, 1221 - Salas 808/809 - Bela Vista - Porto Alegre (RS)
WhatsApp - (51) 99909.6009
(51) 3898.7150

Dormindo com os anjos: receitas de suco e chá para um sono tranquilo e reparador

Atualmente, dormir é uma tarefa mais difícil. Estamos mais expostos ao estresse, trabalho excessivo e aquelas preocupações com quase tudo, menos com a alimentação adequada. Nos dias de hoje, é comum encontrar quem se gaba de dormir menos que todo mundo, que se orgulha viver pelo trabalho. Entretanto, tudo tem limites.

Para render bem, também é necessário descansar. O sono restaurador traz diversos benefícios fundamentais ao organismo, que passam pelo amadurecimento do sistema nervoso central, reparação de danos celulares, fortalecimento do sistema imunológico, consolidação da memória e do aprendizado.

Além disso, dormir bem está diretamente relacionado a detoxificação do organismo, secreção e liberação de hormônios e a manutenção do peso. Quem não descansa tem tendência a engordar, pois o sono aumenta a produção de Leptina, o hormônio da saciedade e, por sua vez, a Grelina, hormônio do apetite, cai de produção.

receita-macarrao-picante-com-tomate-cereja-e-ruculaCARBOIDRATO À NOITE: O VILÃO DELICIOSO, MAS QUE DEVE SER EVITADO

Não é possível estimar o tempo ideal de sono, pois cada organismo e estilo de vida são únicos. Entretanto, podemos auxiliar nosso corpo a descansar da forma adequada com algumas medidas simples. O ideal, por exemplo, é não ingerir grandes quantidades de carboidratos, principalmente à noite. Comer aquele prato de macarrão no jantar pode até ser gostoso, mas aumenta muito a secreção de insulina, o que resulta em um esforço muito maior para realizar a digestão.

Também evite ter discussões estressantes perto da hora de descanso, pois o cortisol (hormônio do estresse) entra em ação neste momento. Assim, nosso cérebro entende que iremos enfrentar situações difíceis, e para a própria sobrevivência, nos deixa alertas e inibe a produção de substâncias próprias do sono.

Na hora de descansar, uma boa dica que pode auxiliar neste momento tão importante é a ingestão de fitoterápicos que podem auxiliar no relaxamento do organismo. Nossos sábios avós davam mais importância aos chás e aos sucos do que a nossa geração costuma dar. Entretanto, é surpreendente o poder que os ingredientes destas bebidas possuem em nosso corpo.

CASCACASCA DE LIMÃO: EXCELENTE CALMANTE PARA PESSOAS NERVOSAS E INSONES

A casca de limão, por exemplo, possui hisperidina e limoneno, que são excelentes calmantes para pessoas nervosas e com insônia. O maracujá tem alcaloides que ajudam a normalizar os desequilíbrios do sistema nervoso central. A camomila é consagrada por seu efeito calmante e por ser um poderoso analgésico.

Preparei duas receitas para um sono tranquilo. Além dos agentes que já citei, também incluí a melissa, que possui substâncias que relaxam a tensão nervosa e ansiedade, a hortelã, que é sedativa e ótima para o combate a insônia, e o gengibre, que tem atividade antidepressiva.

teaCHÁ PARA UM SONO TRANQUILO

Ingredientes
2 gramas de camomila
2 gramas de hortelã
2 gramas de melissa
1 folha de alface
1 copo de água

Modo de preparo
Fazer o chá por infusão das ervas, misturar e beber logo em seguida.
Dose recomendada
Uma taça antes de dormir.

passionfruit_2SUCO PARA UM SONO TRANQUILO

Ingredientes
Casca de 1 limão
2 gramas de gengibre
½ copo de suco de maracujá
½ de água mineral
Adoçar a gosto

Modo de preparo
Bater no liquidificador a casca do limão com 2 gramas de gengibre picado. Adicione o suco de maracujá e ½ copo de água mineral.
Dose recomendada
Um copo antes de dormir.17

Related Posts

Leave a reply