Clínica Carina Borges

Superpoderes da romã: a fruta tem propriedades antioxidantes, antivirais e antitumorais

A romã é uma fruta vermelha suculenta originária da região do Oriente Médio, que chegou ao Brasil pelas mãos dos portugueses. As suas propriedades e benefícios são conhecidos há muitos anos, sendo considerada remédio pelos naturalistas da Antiguidade.

A iguaria é uma excelente fonte de Vitamina A, Vitamina C , Vitamina E e Ácido Fólico. Tem ação antioxidante e antimicrobiana. O suco da romã apresenta em sua composição compostos fenólicos como antocianinas, quercetina, ácidos fenólicos e taninos. A fruta também é fonte de ferro, cálcio, e potássio.

Pesquisas estão destacando a romã como uma fruta que apresenta diversas substâncias polifenólicas, presentes principalmente no suco e na casca da fruta, que são responsáveis por influenciar na sua utilidade para inúmeros fins desde infecções de garganta, diarreia, disenteria, atividades anticâncer e no tratamento de doenças relacionadas ao coração (aterosclerose, aumento do LDL e hipertensão) . Além disso, é conhecida como fruta antienvelhecimento estudos experimentais mostraram atenuação de rugas.

ROMÃ: MIL E UMA PROPRIEDADES PARA COMBATER DOENÇAS E ENVELHECIMENTO

Recentemente, nós falamos por aqui sobre o grande problema que é a Esteatose Hepática. Para quem não leu o post, coloco aqui o link: Gordura no fígado é mais comum do que se imagina. Conheça os sintomas e como tratar. Trata-se de uma doença que tem se tornado prevalente, sendo a má alimentação um potente gatilho para esta desordem que atinge o fígado.

Os nutrientes e fitoquímicos anti-inflamatórios presentes na romã são necessários para o tratamento e prevenção deste sério problema, que pode levar até ao câncer.
Recentemente, um estudo experimental, conduzido em modelo animal, mostrou que a administração de suco de romã (Punica granatum) é muito eficaz em reduzir o risco de desenvolvimento de esteatose hepática.

Isso acontece mesmo na presença de potentes fatores de risco, como a obesidade, alto consumo de gorduras e carboidratos. Este efeito é justificado pela presença de flavonoides antioxidantes e anti-inflamatórios na fruta. Entretanto, a romã não faz milagres. Os benefícios não devem ser considerados de forma isolada, uma vez que a nutrição saudável é indispensável para o sucesso do tratamento e promoção de qualidade de vida.

A romã pode ser consumida in natura, na forma de chá ou sobremesas. As sementes podem ser utilizadas até mesmo na salada ou na forma mais consumida, que é o querido suco de Romã. Deixo uma receitinha prática, fit e deliciosa.

SUCO DE ROMÃ: ALTERNATIVA PARA CONSUMIR A FRUTA DE FORMA PRÁTICA

Suco de Romã

Ingredientes
1 romã
2 tâmaras sem caroço (para adoçar)
250ml de água
Modo de fazer
Corte a romã ao meio e retire as sementes. Coloque as sementes, as tâmaras e a água no liquidificador. Bata e beba em seguida. Gelo à gosto.