Todo mundo está cansado de saber que a batata doce faz muito bem à saúde. Entretanto, você conhece as propriedades deste superalimento? Sabe quais são as razões que levam à sua adoção quase unânime, principalmente no mundo fitness? Minha intenção nesta coluna é esclarecer todas essas questões e jogar ainda mais confete nesta querida e nutritiva alternativa para quem gosta de se alimentar com saúde. Ela merece.
Como já havia dito, a batata doce é um superalimento – superalimento este que supre a necessidade de betacaroteno com apenas uma unidade. Abaixo, algumas características dessa maravilhosa criação da natureza:
• Rica em Vitamina A
• Rica em Vitamina B5
• Rica em Vitamina B6
• Rica em Potássio
• Rica em Cobre
• Rica em Manganês
• Rica em Magnésio e Fibras
BATATA DOCE: EXCELENTE ALIMENTO PARA PREVENIR DIABETES E OBESIDADE
A batata doce previne diabetes e obesidade porque atua regulando a glicemia no organismo. Isso acontece porque o alimento possui o índice glicêmico menor do que a batata inglesa. As fibras da batata doce fazem com que os açúcares sejam liberados no sangue mais lentamente, o que resulta na condução adequada de energia para dentro das células. Ainda se tratando de prevenção de problemas de saúde, o consumo regular protege a visão e reforça o sistema imunológico contra infecções.
BATATA DOCE PARA MALHAÇÃO: ÓTIMA OPÇÃO PRÉ E PÓS TREINO
No mundo fitness, trata-se de uma ótima opção para pré e pós treinos devido ao teor de carboidratos e também pela glicose, que vai sendo lentamente aproveitada pelo organismo, o que atribui energia durante todo o exercício. Ela auxilia na saciedade e tem ação antioxidante, que contribui contra o envelhecimento precoce.
+CARINA BORGES: Sopa de vegetais termogênica e alimentos para um inverno sem culpa
Para você se inspirar e começar a inserir a batata doce no seu cardápio diário, preparei três receitinhas a fim de estimular o consumo dessa maravilha.
PALITOS DE BATATA DOCE COM ORÉGANO
Ingredientes
2 batatas doces (grande)
Sal integral e pimenta do reino a gosto
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
3 colheres de sopa de orégano
Modo de fazer
Preaqueça o forno e, enquanto isso, higienize as batatas, corte em formato de palitos (com casca), tempere com o azeite de oliva, sal, pimenta e orégano e misture até cobri-las uniformemente. Coloque no forno por 30 minutos, mexa na metade do tempo (15 minutos). Quando os palitos estiverem dourados, está pronto. Ótima opção para petiscar com os amigos!
Ingredientes
1 batata doce grande
1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
2 colheres de sopa de mozzarella de búfala ralada
½ xícara de molho de tomate
5 fatias de mozzarella de búfala
4 fatias de tomate
1 ovo
10 folhas de manjericão fresco
Modo de fazer
Descasque as batatas e corte em fatias muito finas. Aqueça a frigideira antiaderente com um filete de azeite de oliva, disponha as fatias da batata formando um círculo, polvilhe com a mozzarella ralada e cozinhe em fogo baixo por 5 minutos. Espalhe o molho e distribua as rodelas de tomate e as fatias de queijo. Quebre um ovo no centro e cubra (cozinhar no fogo médio por mais 5 minutos). Transfira a pizza para um prato. Adicione as folhas de manjericão e regue com azeite de oliva extra virgem, pimenta e uma pitada de sal integral.
PS: Fique à vontade para acrescentar outros legumes de preferência. Alcachofra é boa opção.
Ingredientes
1 colher de sopa de manteiga ghee
1 cebola bem picada
1 dente de alho
1 colher de chá de noz moscada
1 colher de sopa de açafrão da terra
1 colher de chá de pimenta malagueta desidratada
2 batatas doces cortadas em cubos
½ litro de caldo de legumes caseiro
Sal integral e pimenta moídos na hora
Modo de fazer
Em uma panela, derreta o ghee com um pouco de água em fogo médio, acrescente a cebola e refogue até dourar, junte o alho, a noz moscada, o açafrão e a pimenta malagueta. Adicione a batata doce abaixe o fogo e cozinhe por alguns minutos. Acrescente o caldo. Quando ferver, tampe e cozinhe por 30 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar e bata com mixer até ficar homogêneo.