Graviola

Graviola

A graviola é uma planta de clima tropical da família das anonáceas, proveniente da região amazônica e muito encontrada no Norte e Nordeste do país. Ela possui uma casca verde com espinhos protuberantes por fora, e uma polpa clara e macia por dentro. Muito se fala sobre os benefícios da graviola para a saúde, principalmente na prevenção do câncer.

É na polpa que estão concentrados os principais nutrientes da graviola. A partir da polpa é possível fazer sucos, batidas, sorvetes e outras sobremesas deliciosas, já que a fruta possui um sabor doce e levemente ácido.

Nela podem ser encontradas vitaminas do complexo B, importantes na manutenção do metabolismo e nervos; saponinas, que agem no controle do colesterol e no ganho de massa muscular; flavonoides, já muito conhecidos por suas ações anti-inflamatórias, antivirais, antimicrobianas e antioxidantes; e sais minerais como o cálcio, magnésio e potássio, que auxiliam no controle da pressão arterial, na saúde dos ossos e no controle da contração muscular, sendo muito bom para evitar câimbras.

É possível consumir a graviola em sua forma natural e também como suplemento em cápsulas. Ela é usada em sobremesas, chás e sucos. Todas as partes da graviola podem ser aproveitadas, da raiz às flores.