Clínica Carina Borges

Kefir: benefícios, receita e como conseguir cultivar em casa este superalimento

Kefir significa “bem-estar” em eslavo. É um leite fermentado, com aspecto de uma massa branca, gelatinosa, produzido a partir dos grãos de Kefir em contato com qualquer tipo de leite (vaca, cabra, soja, coco ou arroz) e até mesmo com água.

Parece iogurte, mas o seu valor nutricional é muito maior. Possui bactérias muito distintas, como a Lactobacillus caucasus, Leuconostoc e espécies de Acetobacter e Streptococcus. O alimento é rico em minerais – entre eles, podemos destacar o cálcio, o ferro e vitaminas do complexo B. Além disso, também conta com leveduras que trazem benefícios, como as Saccharomyces kefir e a Torula kefir.

O Kefir restabelece a flora intestinal, o que é fundamental para a digestão e absorção dos nutrientes que recebemos dos alimentos, além de inúmeros outros benefícios – e pode ser preparado em casa. Basta adicionar os grãos de Kefir no leite puro ou na água com açúcar mascavo. Para sanar a dúvida quanto ao uso preferencial de água ou leite, eis algumas diferenças: enquanto o Kefir de leite possui cerca de 35 a 50 tipos de bactérias e leveduras do bem, o de água contém entre 10 e 15, apenas.

KefirKEFIR: O PODEROSO ALIADO DO INTESTINO PODE SER PREPARADO EM CASA

Apesar de mais benefícios na bebida feita com leite, eu recomendo o Kefir de água, principalmente para quem sofre de gastrite, azia ou refluxo. Além disso, é claro, a recomendação se estende para quem é intolerante a lactose, pois apesar do açúcar do leite ser consumido no processo de fermentação, ele pode sobrar em um teor reduzido e causar sintomas para quem sofre com o problema.

Se estiver com a dúvida ainda, faça o teste. Consuma o Kefir de água e o de leite e adote cotidianamente o que fizer o seu organismo funcionar melhor.

Em ambas as receitas, as bactérias se alimentam do açúcar, consumindo-o completamente e fermentando a bebida entre 18ºC e 30ºC. Como recompensa, retribuem com uma série de nutrientes, em uma bebida refrescante com um toque agridoce, com um pouco de gás em sua composição.

Os benefícios do kefir variam de acordo com a quantidade de grãos e tempo que fermentam. Algumas pessoas relataram que o kefir fermentado por 12 horas solta bastante o intestino. Se fermentado por 24 horas, depoimentos dão conta de que regula o intestino e é ideal para quem tem problema de constipação intestinal. Já o Kefir fermentado durante 36 horas prende o intestino solto. Quanto ao sabor, quanto mais tempo fermentando, mas ácido fica.

kefir-de-leite-de-cocoKEFIR DE LEITE DE COCO: A ESCOLHA DO LEITE (OU ÁGUA) DEPENDE DE GOSTO

Os grãos de Kefir podem ser difíceis de encontrar, mas ainda assim muitas pessoas estão se acostumando a adotar o alimento em suas rotinas nutricionais. Existe um grupo no Facebook, chamado “Kefir – Corrente do Bem” (https://www.facebook.com/groups/257868817882368/), que estimula a doação. Ainda são poucos os lugares que comercializam o Kefir. Se tiver interesse, dê uma olhada no site Probióticos Brasil. Você vai encontrar como receber doações.

Eis alguns dos diversos outros benefícios proporcionados pela bebida:

As proteínas são parcialmente digeridas e, assim, tornam-se mais fáceis de serem utilizadas no organismo. O Kefir esbanja triptofano, que tem efeito relaxante no sistema nervoso. Além disso, a bebida aumenta a resistência a infecções e diminui a fração do colesterol ruim, além de melhorar sintomas de depressão e distúrbio do sono.

Segundo investigações, os micro-organismos presentes no Kefir combatem particularmente a Escherichia coli, uma temida bactéria que causa problemas ao organismo, Mais: esses micro-organismos possuem propriedades antivirais, antifúngicas e antibióticas, que estimulam o sistema imunológico.

Em resumo, aproveite o Kefir. São micro-organismos benéficos, que vão para o intestino, produzem ácido lático, entre diversos outros compostos, que aumentam a funcionalidade intestinal e a absorção dos nutrientes.

Se você tiver um tempinho, sugiro assistir este vídeo em que a terapeuta Luci Gameiro explica a origem, como fazer em casa e muitos outros benefícios do kefir!