Clínica Carina Borges

Mil razões para preferir chocolate com alto teor de cacau nesta Páscoa

O ano está passando rápido. Os supermercados já estão oferecendo ovos de chocolate e, por incrível que pareça, a Páscoa já está chegando. Por isso, resolvi falar um pouco sobre o consumo saudável do chocolate e dos benefícios que o cacau – principal ingrediente deste maravilhoso doce – pode trazer para a saúde. Afinal, já que muita gente vai presentear seus amigos e familiares com um mimo, que seja com saúde, né?

O cacau tem uma capacidade antioxidante impressionante. Há um crescente número de estudos que mostram a presença de flavonoides que previnem e atenuam o risco de contração de determinadas doenças importantes. Mais precisamente, a epicatequina é o componente ativo do cacau responsável pelos efeitos benéficos à saúde vascular a ele associados.

cocoaEPICATEQUINA: COMPONENTE ATIVO DO CACAU E BENÉFICO À SAÚDE VASCULAR

Mas calma! Não é para sair enchendo os carrinhos de compras com qualquer chocolate que você ver por aí. Os produtos disponíveis comercialmente, e que todos nós estamos mais acostumados a encontrar, possuem pequenas quantidades dessas substâncias boas para a saúde. Então, a ideia aqui é conscientizar para a compra do chocolate com maior teor de cacau, orgânico, amargo ou escuro. Quanto maior a quantidade de cacau, menos açúcar.

cacau-chocolatePREFIRA CHOCOLATES COM MAIOR TEOR DE CACAU, ORGÂNICO OU AMARGO

Dizem que o cacau era usado pelos europeus, no século 16, isoladamente ou em combinação com ervas e plantas, para o tratamento de doenças, como dores de cabeça, problemas digestivos, inflamações e insônias. Com o avanço da ciência, descobrimos muito mais. Por exemplo, a atividade cardioprotetora que é exercida pelo alimento.

Deixe eu explicar: No sangue, existem as plaquetas, que são responsáveis pela formação de coágulos em locais do corpo que tenham sofrido danos, para reduzir a perda de sangue e ajudar o processo de cicatrização. Entretanto, o excesso de atividade das plaquetas pode atrapalhar, principalmente em casos de doenças do coração. Essa movimentação excessiva acontece em situações de altos níveis de colesterol, diabetes, obesidade e tabagismo, por exemplo. Nestes casos, a agregação e formação de coágulos pode desencadear um ataque cardíaco.

O consumo moderado de produtos com altas porcentagens de cacau, diminui a tendência de agregação das plaquetas, e portanto, a formação de coágulos. Tudo graças ao grande teor de flavanoides e procianidinas! Viu que lindo?

Então, o conselho da nutri é que você consuma cacau na Páscoa. Mas cacau de verdade! Evite o açúcar em excesso, a gordura e as doenças que esses alimentos nutricionalmente vazios trazem consigo. Seja inteligente com o seu corpo, pois alimentar-se bem é o melhor remédio!